Lágrimas de mãe

À noite, após ter dado de mamar ao meu bebé, deitei-me na cama e fiquei a observa-lo enquanto adormecia na sua caminha. A C também já dormia na sua cama, no seu quarto. Mas, a certa altura, já com os olhinhos fechados, o M estendeu uma das suas mãos pelas grades, a qual não resisti em agarrar. Foi lindo ver um sorrisinho quando sentiu os meus dedos a tocarem-lhe.
Depois, quando o meu marido veio deitar-se, reparou que eu chorava em silêncio:
- Mas tu tens uns filhos maravilhosos...
Precisamente. Tenho uns filhos maravilhosos para mal os ver crescer...
Já é comum chorar em silêncio antes de deitar. Lágrimas de inconformismo. Lágrimas de tristeza. Lágrimas de quem lhe fere o passado. Lágrimas de quem teme o futuro. Lágrimas de mãe...
Toda a minha vida fiz o que os outros queriam ou esperavam de mim, à exceção de quando decidi ser mãe. Mas até esta decisão está condicionada por aquilo que os outros querem ou esperam de mim.
Quantos sorrisos perdi da minha filha, o tempo que me foi roubado em que nem sequer lhe pude dar de mamar, as quedas que deu em que não pude estar lá para a consolar...
Com o meu bebé, apesar de ter melhorado na parte da amamentação, está a passar-se o mesmo.
Isto é ter filhos para serem outros a cria-los.
Já me criticaram por dizer que gostaria de ser mãe a tempo inteiro, dizendo que o queria era ter um marido rico para poder ficar em casa "sem fazer nenhum".
Não. Eu queria viver mais para os meus filhos. Vê-los crescer, estando presente no seu dia a dia. Pois chegará o dia em que eles seguirão a sua vida e aí é que já nada mais posso fazer (uns almoços e jantares, entre outras coisas do género). Já não lhes posso dar colinho, ou enche-los de beijos, ou abraça-los sempre que me apeteça porque o seguimento natural da vida os tornou em adultos em que terão de ser eles próprios a tomar rédeas da sua vida e enfrentar as suas próprias dificuldades.
No tempo que estou com eles eu tento ser o melhor mãe possível, mas queria mais...
Limito-me a viver o dia a dia, consoante o que os outros querem ou esperam de mim, e à noite lamento-me e choro... lágrimas de mãe. 

Comentários

Mensagens populares